JUSTIFICATIVA:

 

Jogi Henna é um exemplo de persistência, honestidade e gratidão que viveu em solo sorocabano. Nascido no dia 17 de outubro de 1919 na cidade de Kadena, no Japão, aos 7 anos começou o curso primário em sua cidade natal e, filho dos comerciantes Joshei Henna e Tsuru Henna, tão logo incorporou o espírito de seus pais e estabeleceu um plano arrojado para sua vida: ser comerciante do outro lado do mundo.

 

Com seu irmão Jokim e sua cunhada Yoshiko, Jogi embarcou para o Brasil com apenas 15 anos de idade, no navio de imigrantes japoneses "Buenos Aires - Maru". Chegaram ao porto de Santos no dia 1º de novembro de 1934. Era o início de um período de muita luta e sacrifício, que só os fortes resistem.

 

Logo que desceram em terra firme, Henna se viu diante de um sério problema. Não tinham para onde ir. Passaram a noite inteira debaixo da cobertura de um armazém do cais, esperando pelo dia seguinte. Jogi Henna não tinha nenhum parente no Brasil, como alguns japoneses, naquele tempo, tinham. Ele tinha, apenas, um convite para trabalhar em uma fazenda do interior do Estado de São Paulo. Não se sabia onde nem com quem.

 

Apenas no dia seguinte o fiscal da fazenda veio buscar os contratados. Foram conduzidos para a estação de trem e Jogi encarou viagem até um lugarejo chamado Carlos Magalhães, uma estaçãozinha da linha Araraquarense, ramal de Taquaritinga, onde trabalharam por um ano. Trabalharam em outros locais nas proximidades até que no ano de 1948, já casado com Kimie, partiu para Sorocaba. Aqui, estabeleceu uma pequena loja de armarinhos na Rua Hermelino Matarazzo. Era o Bazar King, que começava a surgir em Sorocaba, muito modestamente, no dia 13 de outubro daquele mesmo ano.

 

Com muito esforço e sacrifício, o negócio cresceu. Abriu uma segunda loja na Rua da Penha, no ano de 1959. Abriu comércio, também, na Rua Álvaro Soares e na Avenida Curitiba, com confecções de calças, empreendimento que durou até 1971.

 

Jogi sempre foi o grande incentivador dos filhos. Assim é que incentivou o filho mais velho, Joko, a dedicar-se também ao comércio. Em 1962, Joko montou a mercearia King, no Mercado Municipal.

 

Jogi Henna foi um dos pioneiros a praticar o gateball, esporte típico japonês, em Sorocaba.

 

Em 1971, Jogi viajou para o Japão com sua esposa Kimie para rever amigos, oportunidade com a qual sempre sonharam. Embora essa vontade natural de rever a pátria, Jogi Henna considera-se mais brasileiro do que japonês, pois viveu no país desde seus 15 anos. Como ele mesmo dizia: "Amo o Brasil. Amo Sorocaba. Aqui constituí família. Comemos o feijão daqui. Aqui somos felizes. Somos ricos de amigos. Aqui trabalhamos e vivemos. Aqui tivemos oportunidades. Eu te agradeço terra do Brasil! Muito obrigado brasileiro, muito obrigado sorocabano, pelo apoio. Nossa gratidão a Deus que nos deu saúde para trabalhar".